Como subir de Elo – Frequência de Jogo - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

13/12/2018

Como subir de Elo – Frequência de Jogo

Olá, Invocador, vamos falar sobre a importância da Frequência de Jogo.
Você sabia que talvez o único motivo pelo qual você não suba de elo é não jogar?
Eu vou te contar uma história que aconteceu em um dos times que trabalhei e talvez você dê algumas risadas, mas para mim foi um problemão.
Quando estava começando a treinar, entrei em um time de Diamantes 5. O único jogador de elo mais alto era o mid laner que estava no Diamante 3.
Durante a minha primeira semana nós trabalhamos vários conceitos, fizemos treinos fechados, jogamos scrims, colocamos plano de jogo em prática, tivemos um bom avanço teórico. Mas, o resultados práticos foram nulos.
Eu já esperava que acontecesse algo assim, então não me abalei e continuei os treinos. Fomos treinando e treinando e eles estavam ficando ótimos na teoria.
Durante as scrims os resultados começaram a melhorar aos poucos, estavam começando a conseguir seguir o plano de jogo, mas ainda estavam cometendo erros bobos.
Depois de um mês estávamos com um jogo de equipe razoável para o tempo de treino, mas eles ainda estavam cometendo erros básicos, que já tínhamos falado sobre.
Aqueles erros eram, obviamente, o que estava travando o avanço do time, e eu já não sabia mais o que fazer. Todos os treinos possíveis para acabar com aqueles problemas eu já tinha passado.
Mas nada dava certo.
Quando cheguei ao final de 1 mês e meio e não houve melhora eu resolvi tirar alguns dias para avaliar o que estava acontecendo de uma vez por todas.
Não era possível que depois de tanto treino não houvesse nenhuma melhora. Eram erros pessoais dos jogadores, mas que eu já tinha trabalhado em equipe e pessoalmente com cada um e nada tinha acontecido.
Para encurtar a história. Nos 45 dias de treino, eles tinham jogado em média 60 partidas cada um. O que dá em média 1,3 partidas por dia.
Fiquei estarrecido. Chamei os jogadores para conversar e combinamos que eles precisariam jogar pelo menos 5 partidas por dia para podermos evoluir o nível pessoal de cada um deles.
Nos 3 meses que se seguiram, ao completar 5 meses de treino, tínhamos uma equipe de Diamantes 1 e Mestres.
Como você pôde ver na história, o que estava travando a evolução dos jogadores não era a falta de conhecimento, a falta de potencial ou mesmo a falta de treino.
Os jogadores estavam aprendendo e tendo rendimento razoável no treino em equipe. Mas, como não jogavam, não se desenvolviam pessoalmente.
Aquelas 1,3 partidas por dia não eram nada. Não era nem mesmo suficiente para que eles pudessem se manter em nível competitivo com o meta do momento.
E muitos jogadores cometem o mesmo erro os jogadores dessa equipe estavam cometendo por não entenderem a importância da Frequência de Jogo.

Qual a importância da Frequência de Jogo?

Como eu falo no texto sobre Sair do Automático, é preciso jogar e se esforçar muito para mudar seus padrões de comportamento.
Melhorar realmente não é algo fácil.
Quando entramos em uma partida e tentamos aprender um novo hábito, como farmar ou trocar dano, precisamos fazer aquilo repetidas vezes até fixar.
Não adianta jogar um ou duas partidas. Vamos precisar jogar 30, totalmente focados nisso. E assim, quem sabe, vamos ter aprendido tudo. Às vezes ainda sobram algumas pontas soltas.
Acontece que, se no meio dessas 30 partidas houverem pausas de um ou dois dias, muita coisa é esquecida e o ritmo se perde.
É como estar em uma corrida, pode-se até diminuir o ritmo, mas nunca parar.
Quem para, fica pelo caminho. Precisa recomeçar muito devagar e o ritmo demora para voltar ao normal.
Uma pausa de 1 ou 2 dias pode fazer com que esqueçamos grande parte do que aprendemos sobre o assunto. E, conforme o tempo aumenta, só piora.
Para estar sempre em desenvolvimento, precisamos estar sempre nos exercitando. Guarde isso.
Se não for possível jogar 5 partidas, que sejam 4, ou 3, ou mesmo 1, mas tente sempre jogar.
E mais. Não adianta ter um bom winrate se a nossa frequência de jogo for baixa.

Winrate x Frequência de Jogo

Para subir de elo, precisamos somar 6 partidas positivas dentro da nossa divisão. Sendo as duas últimas em sequência.
Se tudo correr perfeitamente, um jogador com 60% de winrate precisa algo próximo a 30 partidas para subir uma divisão. Isso se der tudo certo.
Agora, 30 partidas podem ser jogadas em 3 ou em 30 dias, tudo depende da sua frequência de jogo.
Se levar em consideração os 60% de winrate, deve-se pensar ainda que o jogador realmente está em um nível acima e não precisa melhorar.
Mas, normalmente, jogadores com winrates normais, não passam de 55%, o que já aumenta a quantidade de partidas a serem jogadas para 60.
Obviamente na prática as coisas não funcionam assim, mas o importante é entender que são necessários muitos jogos para subir uma divisão sem que você tenha qualquer melhora no seu nível. Apenas jogando.
De fato existem métodos de acelerar isso, mas o ponto é. Quem não joga, não sobe.
E, muitos jogadores ao ouvir isso chegam a ficar desanimados, mas não há motivo. Jogando 5 partidas por dia, tranquilamente, pode-se subir até 5 divisões por mês. Isso sem dificuldades, apenas mantendo o ritmo.
O importante é jogar, sem desistir.

Conclusão

Este texto foi curtinho porque o assunto é simples. Jogar é essencial para subir de elo, tanto para aprender quanto para ganhar a quantidade de pontos necessária.
Não vamos ganhar sempre, mas se não jogarmos, não vamos ganhar nunca.
Bom, Invocador. Espero que tenha gostado. Jogue o máximo que puder para melhorar suas habilidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad