Como jogar de Aurelion sol na S9 do League of Legends [Guia completo] - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

21/02/2019

Como jogar de Aurelion sol na S9 do League of Legends [Guia completo]


Enfim, chegou a hora de fazer um guia sobre o boneco mais esquecido do game o Aurelion Sol!


Prós do ASol:

  • Wave clear forte desde o nível 1
  • Pressão de rota grande
  • Ótimo roaming
  • Fácil de farmar quando dominado
  • É um dragão estelar

Contras do ASol:

  • Fraco contra assassinos
  • Difícil de farmar enquanto não dominado
  • Puxa a lane mesmo sem querer
  • Gasto de mana alto no começo do jogo

Runas


Atualmente são essas as runas que eu utilizo no Aurelion Sol, além de ser também as que mais me agradam, e eis aqui os motivos:
  • Ímpeto Gradual sinergiza com a passiva do Aurelion Sol, 2 estrelas + 1 AA (ou só 3 estrelas) ativam a Runa.

  • Manto de Nimbus = Move Speed contra assassinos e outros que estejam loucos para pular em você.

  • Celeridade sinergiza com a passiva do E do Aurelion Sol, aumentando ainda mais o move speed.

  • Caminhar Sobre as Águas ajuda no roaming.

Quanto mais Move Speed, melhor, acho que deu pra perceber com essa página de Runas cheia de Move Speed.
  • Pulverizador de Tropas te dá prioridade de lane, eu costumo usar 4 nos Canhões, 1 nos magos e 1 nos melees. Limpando a wave mais rápido (e o wave clear é um dos pontos mais fortes do Aurelion Sol) você consegue dar mais roaming.

  • Tônico de Distorção no Tempo infelizmente não funciona mais como antigamente (onde aumentava a duração de poções), mas o Move Speed (eu gosto de Move Speed no ASol) compensa, além de curar você instantaneamente (embora regenerar sua mana instantaneamente seja melhor do que a cura).

Eu uso duplo Dano Adaptativo para puxar a wave mais rápido no começo do jogo, e o último slot varia de matcup pra matchup (Armor vs AD, MR vs AP).


Aqui vão algumas variações:
  • Orbe Anulador contra matchups AP.

  • Entrega de Biscoitos/Mercado do Futuro no lugar do Desmaterializador de minions, vai do seu gosto.

  • Sincronia Perfeita contra assassinos como Zed e Fizz (eu pessoalmente não gosto).

Feitiços de Invocador


São estes os feitiços que você deve considerar.

-Pegue Flash em 100% dos jogos, por motivos óbvios.

-Eu uso Ignite em 90% dos jogos.

-Ghost se estiver contra inimigos que precisem ser caitados (o principal é o Karthus).

-Purificar contra Elise + follow up, eu não costumo usar apenas para counterar um CC do Mid inimigo (como o charm da Ahri).

-Exaustão contra campeões que têm burst (Zed, Talon, Fizz, Ahri, etc).

-Barreira/Curar são opções, mas eu prefiro Exaustão.

Habilidades


Eu costumo focar o W, ele aumenta o dano das suas estrelas a cada nível passivamente, além do dano da própria skill.

No nível 8, ao invés de upar o Q, eu upo o E, isso aumenta tanto o range quanto o bônus de Move Speed que a skill concede passivamente.

Upe o R assim que puder e foque em upar o Q após o nível 8.

Build (No geral)

A build do ASol normalmente é a mesma independentemente do matchup, com pequenas diferenças em alguns casos específicos.

No geral, é essa a build que eu recomendo ser feita na maioria dos jogos. O primeiro item a ser feito é o Bastão das Eras, para stacká-lo o mais rápido possível. Alguns preferem rushar o Cetro de Cristal de Rylai, mas eu pessoalmente acho isso desvantajoso, já que irá faltar mana se você fizer isso.

Em seguida, compre o Passos de Mercúrio/Tabi Ninja dependendo do time inimigo, e então compre o Cetro de Cristal de Rylai, esse é um item core no ASol, e sinergiza muito bem com a passiva dele.

O próximo item é situacional, as opções seriam estas:
  • Morellonomicon caso a backline inimiga seja frágil e você consiga chegar nela

  • Tormento de Liandry no caso de você não conseguir chegar na backline inimiga e/ou a frontline é muito tank.

  • Véu da Banshee contra campeões de AP Burst (ou Fizz).

  • Ampulheta de Zhonya contra campeões de AP Burst (no caso do Fizz, você pode escolher entre este item ou Véu da Banshee).

Após decidir qual item comprar, você deve comprar Morellonomicon ou Tormento de Liandry (caso já tenha comprado um destes, a ideia seria comprar o que falta, caso não tenha comprado nenhum desses, avalie a situação e veja qual o melhor), e em seguida você deve comprar um dos seguintes itens:
  • Cajado do Vazio caso o time inimigo seja muito tank e você pretende finalizar o jogo logo.
  • Capuz da Morte de Rabadon caso o time inimigo seja frágil OU caso você não ache que o jogo terminará logo.

O último item deve ser um destes:
  • Ampulheta de Zhonya (caso não tenha comprado)
  • Capuz da Morte de Rabadon (idém)
  • Véu da Banshee (idém)

Fases de jogo


O early game do Aurelion Sol (com exceção de alguns matchups) é um dos mais fortes da Mid Lane, com direito à push desde o nível 1 e poke. 

A estratégia que eu costumo usar é a seguinte:

No começo do jogo, posicione-se para puxar a wave (se for pra ficar AFK, nem picke Aurelion Sol), ou seja, de um dos lados da lane. Após a chegada da primeira wave, mate os 3 minions melee utilizando AAs e as estrelas, evitando gastar mana desnecessária. 

Após isso, use seu W para matar os minions restantes, e após sua wave avançar, warde as Acuâminas do time inimigo, isso lhe dará informação vital sobre a posição do jungler inimigo, já que, se ele estiver fazendo as Acuâminas quando você wardar, ele provavelmente irá para o Aronguejo em seguida, o que lhe dá vantagem para fazer jogadas no rio ou tomar cuidado pra não ser gankado.

Puxe as 3 primeiras waves da forma como eu descrevi, e após isso, dê recall e compre um Lacre Negro, que irá aumentar o seu sustain ainda mais, e uma Control Ward, para dar visão do rio.

Após a terceira wave, procure por ganks. Não seja o louco dos ganks que não para um segundo na lane, mas se você vir uma oportunidade de roaming (principalmente se o Jungler estiver gankando e/ou sua wave está avançada), então vá para lá o mais rápido possível, o Aurelion Sol é um dos melhores campeões para roaming do jogo, e mesmo que você acabe não gankando, o move speed dele já deve ser o suficiente para voltar à lane.

Durante a lane phase, não dê all ins sem motivo, o seu foco é o farm e o roaming, em caso de agressividade do laner adversário e/ou gank, avalie se você consegue ficar na lane para pelo menos puxar a wave, se não for o caso, dê recall, o move speed do Aurelion Sol sem Bota em linha reta (ou seja, indo para a lane) é maior do que o de um campeão que tenha Bota.

O controle de wave como Aurelion Sol é complicado, você dificilmente irá conseguir freezar a rota por conta da sua passiva, e mesmo que consiga isso, não vale a pena, pois você irá perder o se potencial de roaming.

Após o nível 6, seus ganks com o Jungler ficam ainda mais fortes, e você deve abusar disso.

Mid game

O Mid Game é mais uma questão de Macro do que de Micro. Após a queda da primeira torre (sua ou do inimigo), busque fazer um siege com seu time na Mid Lane tentando levar a torre ou tente controlar a área ao redor do Dragão/Arauto do Vale. No geral, você quer continuar farmando o máximo possível, mas não deve ficar longe do seu time por muito tempo. Use sua ultimate contra inimigos que se aproximarem pra te matar ou para desacelerar inimigos muito distantes.

Com 2 ou 3 itens (excluindo a Bota), você atingiu o seu power spike, busque fazer sieges e jogadas com seu time enquanto garante a visão na jungle inimiga. Lutas na jungle também são boas devido ao grande dano AoE do ASol.

Se estiver atrás, foque no farm e em garantir visão do seu lado do mapa.

Caso você chegue no Late Game (o que é raro hoje em dia), você terá dano o suficiente para ser considerado um alvo prioritário pelo time inimigo. Tente usar sua Ultimate para impedir inimigos que pulem em você, garantindo sua segurança. Continue lutando na jungle, lá você tem grande vantagem.

  • Move Speed é mais importante do que dano para o ASol, devido à mecânica das suas estrelas.
Uma jogada que eu particularmente não gosto, mas que pode ser útil, é o SolSec, que como o nome sugere, é um insec de Aurelion Sol. Quando um inimigo se aproximar para te matar e você estiver próximo da sua torre, ulte para trás (ou, no caso, para a direção em que você quer jogar o inimigo) e use o Flash durante a animação para se reposicionar atrás do inimigo. A direção da ultimate do Aurelion Sol não é alterada pelo Flash, então essa é a única forma de fazer isso.


Às vezes, duelando como ASol, você deve desativar o seu W no meio de trocas para garantir acertos de estrelas. Enquanto as estrelas são puxadas pra você, elas ainda dão o mesmo dano de quando o W está ativo. Use isso em sua vantagem.




Enfim, é isso! Espero que tenha conseguido passar tudo o que sei sobre o campeão.

Muito obrigado pro ler até aqui, abraços do Chokkus.
"Temam. Adorem. Maravilhem-se. Todas são respostas apropriadas" - Aurelion sol

Este guia foi feito pelo Chokkus e disponibilizado no Forum BR de League of Legends 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad