Sinergia de campeões no League of Legends - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

12/02/2018

Sinergia de campeões no League of Legends

Neste artigo, vamos aprofundar as diferentes maneiras pelas quais os campeões podem se cumprimentar e ampliar o seu potencial dentro do jogo.

Devido a buffs, nerfs e reworks, o poder de diferentes sinergias mudará constantemente. Este guia não pretende sugerir certas sinergias sobre os outros, mas sim ajudá-lo a entender como reconhecer e pensar sobre como as habilidades do campeão podem interagir e combinar para produzir impactos poderosos. Até o final desta leitura, esperamos que você possa identificar como melhorar a composição da sua equipe dentro do contexto do seu grupo na próxima vez que estiver selecionando um campeão.

O que é Sinergia?

Sinergia significa cooperação, e é um termo de origem grega (synergía). Sinergia é um trabalho ou esforço para realizar uma determinada tarefa muito complexa, e poder atingir seu êxito no final. Sinergia é o momento em que o todo é maior que a soma das partes.
Definição: Significados.com.br

Em League of Legends, o que vem à mente quando pensa em sinergia? Todos nós vimos o AoE Wombo Combos épico, onde uma equipe inteira pode ser apagada em segundos, mas a sinergia é mais matizada do que isso. É quando as habilidades do campeão se encaixam e ajudam a maximizar os efeitos de suas ações. Trata-se de capacitar os campeões para chegar a áreas que não deveriam ter, preservando a vida quando a morte deveria ter sido certa e apenas tornar a vida mais fácil em geral para sua equipe. Trata-se de manipular o mapa e criar uma pressão intensa em uma equipe de cinco jogadores.

Por que a sinergia é importante?


Quando organizados e executados corretamente, as sinergias podem cobrir suas fraquezas e aumentar suas chances de vitória. Por exemplo, um Kennen pode se envolver para um atordoamento AoE usando o Flash - se estiver em tempo de cooldown, no entanto, ele tem um tempo muito mais difícil e teria que procurar um caminho de flanco sem visão para surpreender a equipe inimiga. Se você o emparelhar com um campeão que se destaca em conseguir um bloqueio em vários campeões, como o Amumu, o nível de dificuldade de Kennen para fazer seu trabalho diminui significativamente.

Se você adiciona Galio como um Mid Laner e uma Bot Laner como Miss Fortune e Nami ao lado dos dois, você terá um comp bem-arredondado com toneladas de opções de engage, uma linha de frente tanque e uma grande quantidade de potencial de danos AoE.

Compare esta equipe com uma equipe comp que tem um Garen Top, Shyvana Jungle, Ekko Mid e Soraka / Kog'Maw como o Bot lane. Na teoria, uma comp com uma boa combinação de dano AD / AP, uma linha de frente robusta e boas opções de scaling. Após uma inspeção mais próxima das ferramentas gerais da comp, no entanto, você descobrirá que eles têm grandes fraquezas devido à falta de CC - eles não têm atordoamentos ou knock-ups e sua fonte de peel (Soraka) é completamente vulnerável.

Eles não têm uma maneira confiável e segura de forçar uma luta. Claro, Shyvana poderia tentar iniciar com um flanco com a sua Ult: Descida do Dragão, mas essa é realmente a única opção de participação. Eles teriam problemas significativos contra um comp que fosse móvel, tem um bom peel e / ou possui um kit extremamente efetivo.

Como usar a sinergia


Durante a fase de Picks e Bans, o jogo permite que você mostre aos seus companheiros de equipe com quem você planeja jogar na partida. Esta é uma dica direta para tentar juntar a melhor caixa de ferramentas de habilidades possível e criar uma formidável equipe que pode coordenar e dominar.

Usar sinergia não significa tentar escolher o campeão perfeito para situações específicas de  cada  vez. Trata-se de entender o seu grupo de campeões e quando você deve usar os campeões com os quais você se sente confortável. A Sinergia otimiza o bom jogo - isso não significa que você ganhará automaticamente por escolher o campeão certo para a comp. Encontre o equilíbrio certo entre seu conforto pessoal e proficiência com as necessidades da equipe.

Se você achar que seu grupo de campeões é composto de campeões que tendem a cumprir o mesmo trabalho com conjuntos de ferramentas similares, que se esforçam para ser campeões mais versáteis e lentamente novos com habilidades contrastantes para sua pool. Por exemplo, a maioria dos mains suporte não deve se esforçar para dominar todos os campeões de suporte. Em vez disso, eles podem tentar pelo menos dominar três dos principais tipos: dano, levando Spellthief (Zyra, Brand), tank fazendo Escudo Relicário (Braum, Alistar) e utilitário com Moeda antiga (Janna, Lulu). Se você cobrir essas três bases principais como Suporte, você poderá sinergizar com muitas, se não a maioria, composições de equipe e ADCs.

Tipos de sinergia:

Em sua maior parte, as sinergias no League of Legends são abrangidas por três funções principais: possibilitando mais danos, possibilitando maior controle de multidões e possibilitando maior mobilidade. Os três têm muita sobreposição e têm compatibilidade inerente uns com os outros. Vamos estudar e entender os diferentes conjuntos de ferramentas e funções nos seguintes casos:

Aumento do potencial de kill: alto dano + alto controle de grupo


Esta é a sinergia mais básica para se entender. É o equivalente a segurar alguém enquanto seus amigos os espancam ( não faça isso ) - quanto mais difícil for para seus inimigos em se mover ou agir, mais tempo e facilidade você terá em matá-los.

Do ponto de vista do design, a Riot tende a fazer campeões que tenham CC bom, mas geralmente não têm dano alto, e os campeões que apresentam danos muito altos, possuem opções de CC limitadas. Este é, naturalmente, um amplo espectro e cada campeão fica em algum lugar intermediário.

Por exemplo,  as quatro habilidades de Maokai TODOS têm alguma forma de controle de grupo, enquanto as quatro habilidades de Katarina não têm controle de grupo, mas causam muito mais danos. Compare e contraste a função e o propósito de seus ultimates abaixo:





Os dois são muito mais poderosos do que se você os tivesse emparelhado com outro campeão de um conjunto de habilidades semelhante.

Se você emparelhasse com outro campeão de alto CC como Rammus, eles seriam quase impossíveis de escapar, mas eles teriam um poder de kill muito baixo. Se você emparelhou Katarina com outro trocador de dano puro como Akali, eles teriam toneladas de potencial de morte, mas teriam grande dificuldade em conseguir que seus inimigos se mantenham no lugar para matá-los.

Uma equipe com uma boa sinergia deve ter uma combinação equilibrada de CC e dano. Aqui estão alguns exemplos:
  • Alto CC, baixo potencial de danos
    • Alistar
    • Nautilus
    • Sejuani
  • Baixo CC, alto potencial de dano
    • Fiora
    • Katarina
    • Talon

Melhor engajamento: Iniciação + follow-up


Participar e acompanhar são extremamente importantes para uma comp de equipe. Eles implicam seu plano para criar lutas e são suas maneiras de pegar inimigos que se retiram. Normalmente, há um envolvimento simples inicial que é fácil de executar, seguido por um CC adicional que de outra forma seria muito difícil de executar devido a ser previsível ou lento. Os campeões que se envolvem com a mecânica simples facilitam o acompanhamento dos campeões com CC mais difícil. Se o Iniciador e os acompanhadores executarem seus trabalhos adequadamente, a morte é quase certa para seus inimigos.

Veja alguns exemplos de Sinergia


Ashe + Zyra



Com slows, stuns, atordoamentos e knock-ups, Ashe e Zyra podem tanto ser o iniciador como o seguidor, dependendo da situação. Elas fazem uma combinação muito potente de dano e CC que permite que seus inimigos permaneçam no local enquanto seus companheiros as acompanham.


Vi + Nami



Vi e Nami exemplificam o engage "fácil em difícil" porque Vi tem um ponto muito confiável e inicia a iniciação que configura o CC de seguimento de Nami, como suas bolhas ou ondas, que normalmente são difíceis de se acertar sem ajuda. As duas fazem uma dupla extremamente pegajosa que é quase impossível de escapar.

Aqui estão algumas ótimas escolhas para iniciação + follow-up:
  • Iniciador 
    • Camille
    • Jarvan IV
    • Warwick

  • Acompanhador 
    • Galio
    • Gragas
    • Ornn

Squishy + protetor


Os campeões que são frágeis são muitas vezes os principais trocadores de danos para suas equipes - os melhores protetores têm grande capacidade de sobrevivência, mas geralmente não têm a produção de dano para poder duelar ou sobreviver por conta própria. Os protetores muitas vezes têm ótimas ferramentas de peels, como knock-backs, atordoamentos e cura, enquanto squishies podem ter algum utilitário, mas geralmente têm um conjunto de habilidades dedicado a infligir a dor. Muitas vezes, eles são imobilizados, então, emparelhando-os com um protetor, é quase necessário para sobreviver.

Jhin + Taric



Jhin é um ADC que não possui opções de movimento, mas é mortal nas mãos de um jogador como C9 Sneaky. O C9 Smoothie de Taric faz um ótimo papel de protetor devido ao seu atordoamento, cura e ultimate, o que torna seus companheiros de equipe invulneráveis. Ele juntamente com o resto da equipe cria uma parede impenetrável que separa Jhin de seus inimigos - permitindo que o virtuoso dispare com segurança.

Tente misturar e combinar campeões como estes para dar aos seus squishes uma melhor chance de produzir o máximo de dano possível:
  • Squishy
    • Kog'Maw
    • Twitch
    • Varus
  • Protetor
    • Alistar
    • Braum
    • Janna

Imóvel, mova-se


Campeões com baixa mobilidade, como Nautilus e Fiddlesticks, passam por dificuldades em chegar aos inimigos - uma vez que eles chegam lá, no entanto, são forças mortas para serem contadas. Ao capacitá-los com campeões que podem proporcionar mobilidade, como impulsos de velocidade, eles se tornam muito mais poderosos devido à sua maior capacidade de permanecer na luta.


Darius + Karma



Karma aparece maravilhosamente com Darius devido à sua capacidade de levá-lo para onde ele quer estar. Campeões que, de outro modo, poderiam comemorar ou escapar de Darius, agora enfrentam um terror turbulento. Para não mencionar que Karma pode bloquear seus inimigos com um AoE com lentidão ou enraizar o alvo com seu W.
  • Baixa mobilidade
    • Garen
    • Mordekaiser
    • Nasus
  • Criador de Mobilidade
    • Karma
    • Sivir
    • Sona

Presença e pressão do mapa


Campeões que têm habilidades que abrangem o mapa sinergizam bem um com o outro porque podem superar e coordenar em um nível mais amplo do que outras combinações. Este tipo de sinergia permite ganks e flancos de surpresa, potente split-push e potencial de backdoor.


Nocturne + Twisted Fate + Shen



Neste exemplo, vemos como a equipe azul faz o que parece 1v1 em 1v3. Os campeões que têm efeitos e conjuntos de ferramentas em todo o mapa podem se ajudar extremamente rápido e podem fazer seus inimigos hesitarem no envolvimento do que parece ser um companheiro de equipe solitário. Considere os seguintes campeões se desejar aumentar a presença e pressão global do mapa de sua comp.
  • Campeões globais
    • Gangplank
    • Karthus
    • Pantheon
    • Nocturne
    • Soraka
    • Shen
    • Tahm Kench
    • Taliyah
    • Twisted Fate

Criação do terreno


Campeões que criam terreno sinergizam bem um com o outro e com campeões que utilizam paredes ou prosperam quando o movimento de um inimigo é restrito. Por exemplo, a criação do terreno pode ser forte com composições de puxão ou AoE porque limitam o espaço de movimento de seus inimigos, tornando mais fácil para seus companheiros de equipe aterrar suas coisas de forma mais consistente.

A parede de Anivia exemplifica como essas diferentes sinergias funcionam. Sua parede facilita a aterrissagem de seu atordoamento de longo alcance, ou pode ser usada para atrapalhar inimigos dentro de seu Outono como um tipo de câmara de contenção.


Trundle + Vayne



Trundle e Vayne sinergizam bem porque ambos têm grande mobilidade e funcionam bem com a criação de terreno. O Pilar do Trundle pode ajudar o atordoamento do (E) de Vayne e os dois podem aterrorizar absolutamente uma linha de frente devido às suas capacidades anti-tanque.
  • Cria terreno
    • Anivia
    • Jarvan IV
    • Trundle
  • Utiliza terreno
    • Bardo
    • Poppy
    • Vayne
  • Abusa do terreno
    • Ezreal
    • Jayce
    • Xerath
  • AoE
    • Rumble
    • Twitch
    • Viktor

Sistemas de entrega e pacotes


Campeões como Lulu e Orianna têm ultimates que são incrivelmente impactantes. Outros campeões têm habilidades que lhes permitem entrar na briga ou ter uma grande facilidade em teleportar-se a distâncias rapidamente. Se você juntar os dois campeões juntos, você pode criar um sistema de entrega que possa ativar de forma confiável as habilidades de um campeão usando outro campeão como satélite ou extensão de si. Aqui está um ótimo exemplo explicado pelo WildTurtle da Flyquest (Não encontrei legendado, mas se você manja do inglês, bom vídeo):


Kalista + Rakan



Muitos Suportes podem sinergizar bem com Kalista por terem engages incríveis, mas nenhum deles tem o alcance como quando está emparelhado com Rakan. A incrível mobilidade de Rakan torna a sua combinação quase impossível de se escapar e sua combinação de knock-out AoE proporciona a configuração perfeita no ultimate de Kalista. Os inimigos podem ficar com CC-locked por muito tempo e devem respeitar uma área incrivelmente grande do mapa para estar a uma distância segura deste pacote + sistema de entrega.
  • Pacote
    • Lulu
    • Galio
    • Orianna
  • Entrega
    • Malphite
    • Nocturne
    • Zac

Concedendo Imortalidade

No League of Legends, existem poucas habilidades raras que impedem a morte, ignoram o controle de grupo ou anulam completamente o dano. Se as condições corretas se apresentam, combinar esse tipo de habilidades criam sinergias impressionantes que podem permitir que dois campeões às vezes assumam cinco.


Kayle + Master Yi



Um dos duos mais infames da temporada 7, Master Yi + Kayle aterrorizou a SoloQ devido à sinergia de seus kits. Master Yi produz um dano muito alto ao ter a capacidade de tornar-se imortal. Kayle pode acelerar Yi e ajudar a prolongar sua vida com 3 segundos de invencibilidade com o seu ultimate. Se uma equipe inimiga não está completamente coordenada, Kayle pode manter Yi vivo o tempo suficiente para que o mestre de Wuju resete suas habilidades e faça a festa em cima dos inimigos.
  • Imortalizador
    • Kayle
    • Morgana
    • Zilean
  • Imortal
    • Master Yi
    • Olaf
    • Tryndamere

Junte as peças


Uma vez que você entende os diferentes tipos de sinergias, você pode construir uma equipe que possa se cumprimentar lindamente. Vamos dar uma olhada em um último exemplo e ver se você pode reconhecer as sinergias da composição:



Aqui está a lista de analise final:
  1. Alto potencial de danos com alto CC
  2. Iniciação + acompanhamento
  3. Aumento da velocidade para melhorar a mobilidade
  4. Criação de terreno para skillshots confiáveis ​​e AoE

Na próxima vez que você estiver na seleção de campeões, lembre-se de que sua escolha pode tornar muito mais fácil o sucesso da sua equipe.

Obrigado pela leitura, esperamos que você tenha achado isso útil! Tenha em mente que estas são apenas várias das muitas sinergias encontradas no League of Legends - experimente e explore para encontrar o melhor para o seu estilo de jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad