O que é META, e como se adaptar a ele - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

14/01/2018

O que é META, e como se adaptar a ele


Antes de começarmos o guia sobre "O que é meta", convido vocês a dá uma olhada na primeira parte do guia

Primeiro guia : https://www.escoladolol.org/2018/01/o-que-e-ladder-stress-e-como-minimizar.html

Nesta parte do guia, irei explicar um pouco sobre o tão 'amado, temido e odiado' METAGAME.

Glossário 
  1. O que é Meta?
  2. O que cria um meta?
  3. Qual é o meta, de league of legends?
  4. Como entender o meta?
  5. Quais são as principais coisas, que alteram ao meta?

Vamos ao guia então!


1- O que é Meta?


Meta, é um aspecto psicológico, muito frequênte no nosso dia a dia.

Meta, poderia ser simplesmente qualificado, como tendência.

No geral, ele é uma ferramenta, ao qual jogadores novos se prendem, e simplesmente julgam como 'a única correta', o que acaba prendendo eles a composições ultrapassadas (explicarei logo abaixo)

A principal parte do meta, que muitos jogadores ignoram, é que ele é extremamente volátil! É muito raro, que um meta perdure por bastante tempo (a menos que haja problemas no balanceamento do jogo, mas daí, é outra coisa).


2- O que cria um meta?


No geral, para que o meta exista, são necessárias algumas análises, como ;

O que é mais forte, contra o que estou jogando contra atualmente, existem hard counters inimigos, que conseguem me anular completamente?

Qual é a forma mais simples e direta, de conseguir ter sucesso com minha estratégia?

É possível ter uma taxa de vítórias consistente com esta idéia?

Quais os pontos fracos, e como posso contornar eles?


3- Qual é o meta, de league of legends?


Atualmente, o meta de League of Legends consiste em 2 jogadores na rota de baixo, 1 na rota do meio, 1 na rota do topo, e um na selva.

Este meta, é reforçado pela equipe de balanceamento da RiotGames, praticamente, todas as mudanças atuais no jogo, são tendo em mente esta composição.

Geralmente, na rota do topo, é colocado algum personagem seguro em sua rota (Vladimir, Riven, Garen), na rota do meio, um personagem com dano explosivo muito alto (Leblanc, Ahri, Veigar, Talon, Zed), na rota de baixo, um atirador (Varus, Vayne, Caitlyn), e um suporte, o qual, pode ser tanto de utilidade, quanto dano (Karma, Lulu, Sona, Lissandra), enquanto na selva, temos um bocado de liberdade em nossas escolhas, podendo escolher desde suportes para utilizar lá (Ivern, Leona,), como carregadores (Yi, Vayne, Jax, Yasuo) como tanks (Rammus, Sejuani, Amumu).


4- Como entender o meta?


Para entender ao meta, primeiro, você precisa olhar para ele, como um jogo de 'pedra tesoura e papel'.

Utilizarei um exemplo mais extremo aqui, Por exemplo, digamos que o meta atual, seja dominado por Ziggs e Taliyah.

Nesta rota, personagens com muita mobilidade, e dano explosivo, teriam vantagem contra eles (principalmente Kassadin, o qual irei utilizar neste caso). Kassadin do nada, começa a ser escolhido bastante, fazendo com que Ziggs e Taliyah se tornem picks inviáveis, com isso, por sempre ter Kassadin em jogos os jogos, o meta da rota do meio é alterado, aonde os jogadores começam a escolher personagens mais 'all-in' e / ou resistente a composição de dano. Neste caso, começariam a aparecer bastante Galio, Zed, Yasuo, o que tornaria a vida de Kassadin bastante complicada. Tendo um aumento nestes 3 personagens, personagens como Ziggs, Taliyah, e Lux se tornam extremamente abusivos, já que conseguem ter uma lane segura, enquanto farmam, até se tornarem praticamente impossíveis de controlar.



Acho que vocês conseguem entender a lógica.

No meta, pode-se dizer que ele é alterado a CADA JOGO, dependendo das escolhas de cada time. Por exemplo, em uma partida contra 5 personagens de dano físico, Taric, Malphite se tornam extremamente fortes, enquanto, contra dano explosivo Ap, nem tanto.


5- Quais são as principais coisas, que alteram ao meta?




O meta, pode ser alterado tanto pela popularidade dos picks, quanto por mudanças de balanceamento.

Um exemplo claro, desta temporada, é Hecarim, aonde, antes, era considerado um pick 'ok', e com a adição da runa 'Predador', se tornou extremamente abusivo, e foi mudado para 'assassino, ao invés de 'bruiser / diver'.



O exemplo que citei, no parágrafo anterior, também é uma perfeita explicação de porquê alguns picks 'do nada' param de funcionar, já que, os jogadores no geral, se acostumam, e aprendem a se adaptar contra certas escolhas (esse período de adaptação, é muito, mas muito mais rápido e necessário em elos altos, por isso, é dito que 'jogadores de elo mais alto são quem moldam ao meta'.)



Em caso de dúvidas, não hesitem em perguntar, aqui no site , ou ingame!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad