MD10 e MMR: Entenda a relação desses dois - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

23/01/2018

MD10 e MMR: Entenda a relação desses dois



Uma grande parte dos jogadores de League of Legends ficam com receios em jogar sua MD10 com medo de cair em um elo ruim devido aos outros jogadores. E outra parte dos jogadores ficam extremamente enfurecidos com o resultado final de sua colocação. O Resultado final é baseado no seu MMR antes da season terminar. Vamos entender mais sobre isso?



Match Making Rate (MMR)


Com o começo de uma nova temporada, é hora de voltar a falar em melhor-de-10, ranqueadas, subidas e descidas. Nessa jornada surgem duas palavras muito discutidas, mas ainda pouco compreendidas: os Pontos de Liga (PdL) e o MMR (Matchmaking Rate).

MMR
O MMR é o que se costumava chamar de Elo no passado. É um número usado para medir a habilidade pessoal de cada invocador, de modo a encaixá-lo mais adequadamente nos tiers. Cada jogador tem um MMR diferente para cada fila, incluindo:

•Filas normais
•ARAM
•Dominion
•Filas ranqueadas em time
•Filas ranqueadas solo

Seu MMR nas filas normais não tem influência nenhuma em suas partidas ranqueadas. Você pode, sim, ser um viciado em ARAM e, mesmo sem ser ranqueado em Summoner’s Rift, por exemplo, acabar encarando jogadores Diamante no ARAM. Isso quer dizer que você tem MMR muito bom ali.


style="display:block; text-align:center;"
data-ad-layout="in-article"
data-ad-format="fluid"
data-ad-client="ca-pub-4834940687883414"
data-ad-slot="5263629693">



PDL

Os PDL são os pontos que você ganha (ou perde) quando disputa partidas ranqueadas. O objetivo é tornar o progresso mais mensurável e simples de entender. Se na 2ª Temporada você dizia “ganhei 50 pontos de Elo hoje!”, agora você tem uma visão muito mais clara (“fui para Ouro II !”).

Os ganhos e perdas de PDL’s são um reflexo direto do seu MMR. Vou citar alguns exemplos:

– O MMR médio do seu time é maior que o do inimigo, e vocês ganham: Parabéns! Você ganhou uma quantia normal de MMR.
– O MMR médio do seu time é maior que o do inimigo, e vocês perdem: Que pena, você perde mais MMR que o normal.
– O MMR médio do seu time é menor que o do inimigo, e vocês ganham: Animal! Vocês ganham mais MMR que o normal e, consequentemente, mais Pontos de Liga.
– O MMR médio do seu time é menor que o do inimigo e vocês perdem: Não é surpresa… vocês perdem menos MMR que o normal.

O presente e o passado

Também é necessário entender dois fatores importantes no sistema de liga: a nossa colocação atual e o nosso histórico.

Exemplo 1

Um jogador de divisão Platina III (colocação atual) pode ser visto pelo sistema como alguém que não está se dando bem ultimamente (histórico) naquela divisão – mas ainda está nela, mesmo que ganhando poucos PDL, tendo assim uma pontuação próxima ao Ouro V.

Exemplo 2

Já um jogador no Prata II (colocação) pode estar numa maré de vitórias (histórico), ganhando quase todas as partidas – provavelmente ele estará também ganhando mais PDL que o jogador do primeiro exemplo.

A matemática dos rankings

Alguns sites da comunidade fazem cálculos de algo que poderia ser o seu MMR, mas essa matemática é baseada no sistema desses sites, e não condiz com a realidade do jogo. Também vale lembrar que o MMR usado por nós em 2015 não é o mesmo da temporada passada, pois modificamos a forma de calcular.

Com as ligas, o funcionamento é mais ou menos assim:

– Seu MMR é MAIOR do que o MMR médio da sua divisão: VITÓRIA e você GANHA mais PDL’s (25 na média)

– Seu MMR é MENOR do que o MMR médio da sua divisão: VITÓRIA e você GANHA menos PDL’s (15 ou menos)

– Seu MMR é MAIOR do que o MMR médio da sua divisão: DERROTA e você PERDE menos PDL’s (15 ou menos)

– Seu MMR é MENOR do que o MMR médio da sua divisão: DERROTA e você PERDE mais PDL’s (25 na média)

O sistema de recompensas na liga recompensa você com PdL baseados no seu MMR e em vários outros fatores, como sua posição atual na liga em comparação com seu MMR, e seu histórico recente. Então é possível perder mais PdL do que se ganha mesmo com um saldo de vitórias positivo, pois o balanço final depende também de como você tem se saído nos últimos jogos.

Inatividade

Invocadores das ligas Bronze, Prata e Ouro não caem por inatividade. Dessas ligas só é possível cair por derrotas.

Platina e Diamante caem depois de 28 dias sem jogar ranqueadas.

Mestre e Desafiante caem depois de 10 dias sem jogar ranqueadas.

Depois de cair por inatividade, o invocador começa a perder Pontos de Liga uma vez por semana. Jogadores de Desafiante e Mestre perdem 250, de Diamante perdem 50, e de Platina perdem 35 pontos por semana.

Um começo positivo é mais vantajoso!


Começar uma serie de MD10 com vitorias é mais vantajoso do que começar com derrotas. É por isso que se você ganhar as primeiras 4 partidas e perder os próximos 6, provavelmente acabará em um elo mais alto do que se perder as 4 primeiras partidas e vencendo os próximos 6.


Após alguns jogos, seu ganho / perda de MMR se torna bastante estável.

Platina 1 é a Divisão mais alta que você alcançará na sua MD10


Mesmo se você fosse um jogador Challenger com 1000 PDL na temporada passada, o Platina 1 é o mais alto que pode obter nesta temporada após as primeiras 10 partidas da sua MD10. Da mesma forma, se você terminou como platina na temporada passada, não espere começar a temporada no Platina 1.


É aí que eles estão mantendo os jogadores Diamantes+.

A classificação da última temporada não é a desta temporada


Quando você procura informações das partidas em algum site, você pode ver um jogador de alto nível em sua equipe. Não entre em pânico. As classificações do ano passado para a maioria dos sites foram definidas no final da temporada, e o metagame era muito diferente na época.


As classificações do ano passado não significam muito. Lembre-se, eles estão no seu MMR agora por um motivo.


Espero que com uma nova temporada pela frente você possa se tornar um expert em ranqueadas e consiga provar suas habilidades nos campos da justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad