Split-push: O que é? e Quando fazer-lo? - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

01/12/2017

Split-push: O que é? e Quando fazer-lo?


Olá alunos, começando uma nova jornada de conteúdos no nosso site, vamos começar falando sobre o Split-push (ou Investida dividida) que é mais ou menos a sua tradução de forma livre para o português.


Você sabe o que é o Split-push? 

O Split é uma técnica muito utilizada por jogadores no TOP, mas que pode ser utilizada em qualquer lane, ela é tecnicamente falando em você e o seu time se dividirem pelo mapa, em uma rotação que terá objetivo de colocar pressão em uma rota enquanto o restante do time distrai os inimigos.

O jogador que estiver fazendo o Split geralmente ele estará com um campeão Assassino ou um Duelista/Lutador para poder eliminar todas as waves de forma rápida e que possua mobilidade para escapar, caso inimigos apareçam ou se preciso conseguir retornar para o time caso eles necessitem de sua ajuda, como por exemplo, em uma teamfight ou algum objetivo como Barão.

É Por isso que é bastante comum ver o uso dessa técnica na Top lane, já que a maioria atendem essa característica de campeões Assassinos ou Lutadores e ainda possuem o Teleporte para manter sua presença constante no jogo.

Exemplos de campeões que se destacam no Split-push:
Tryndamere, Fiora, Zed, Ekko, Trundle, Shaco, Gangplank entre outros.

Uma divertida imagem que circula pela internet.. onde demonstra o poder do Split-push do Tryndamere.

Então, quando fazer split-push?

Calma, vamos falar sobre isso agora, portanto preste atenção!

Existe duas situações que podemos citar como exemplo de "adequadas" para se fazer um split-push:

Quando se está em Desvantagem em Teamfight

Quando falamos em desvantagem em teamfight, nos referimos ao momento em que você percebe que a composição de luta do time inimigo é mais forte que a composição do seu time, portanto optar por fazer um split-push nessa situação é altamente recomendável (já que lutar não vai te levar a lugar nenhum a não a sua morte e muitas vezes que é algo ate comum, nem uma luta acontece, os jogadores ficam parados tentando proteger um objetivo e o jogo fica freezado).

Então o certo a fazer é buscar conquistar objetivos como abates de torres e atraindo a atenção dos inimigos e permitir que o seu time busque obter uma vantagem como o Barão ou um Dragão.

Mas lembre-se, para que tudo isso aconteça, você deve combinar e avisar o seu time sobre o seu objetivo!

Ah ok! Mas como vou saber se o meu time está em desvantagem em Teamfight?

Basicamente você apertar TAB e olhar para o seu time e o time inimigo.


  • No seu time tem tank? 
  • Seu time possui algum campeão AoE? 
  • Quantos aliados estão fortes ? E quantos inimigos estão fortes?


Se você ver que não possui tank e nenhum campeão AoE no seu time, o ideal para salvar a sua partida será o Split-push.

Podemos citar também como outra possível situação é a de quando um campeão com alta capacidade de Split-push como citamos acima Assassinos ou Lutadores como Tryndamere, Zed e Shaco e que também possuem uma boa mobilidade, estejam fortes (Feedados).

Mas porque?

Basicamente, eles serão uma ótima ameaça para o time inimigo, e somente um jogador não será necessário para mata-lo, ou seja, ele atrairá a atenção de 2 ou mais jogadores para sí, criando então a possibilidade do seu time conseguir executar um Barão, Arauto ou avançar outras lanes mais distantes como exemplo: Split no TOP e Time no BOT ou 1-0-4 / 1-1-3 (Haverá uma grande distancia nessas lanes, onde o time inimigo será forçado a se dividir.)

Mas lembre-se de sempre aproveitar a vantagem do split no seu time, nunca fique parado no jogo enquanto tem alguém do seu time splitando, sempre busque objetivos e obter mais vantagens.

Ah também situações onde é necessário ganhar tempo para voltar para o jogo.
No caso podemos citar como exemplo: 2 jogadores do seu time tenham perdido suas lanes e estejam bastante atrasados no jogo, ou algum jogador AFK que tenha voltado para o jogo.

Em situações assim, o melhor que temos a fazer é buscar o split-push para obter tempo, talvez objetivos e ajudar os membros da equipe a retornarem para a partida.
Fique sempre atento quando se tem alguém fazendo um split, é fundamental que você o acompanhe buscando objetivos em outros locais para dividir a atenção do time inimigo, ou caso contrario, o split-push falhará e ele acabará morrendo em vão.

Então alunos, a "teoria do split" é essa, busque sempre ficar atento quando alguém estiver splitando para acompanhar sua call de split, não ficando parado ou andando o mapa feito uma "barata tonta" e atento nas composições tanto do seu time tanto do time inimigo.

Qualquer duvida, basta comentar!

Glossario:
AoE = Area of Effect (Area de efeito/dano em area)
AFK = Jogador ausente, também é citado como um jogador que esteja offline.
Call = Chamada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad