Controle de Wave no LoL: O que é? Como manipular? - Escola do LoL | Guias e Noticias de League of Legends

Notícias

Post Top Ad

Post Top Ad

12/12/2017

Controle de Wave no LoL: O que é? Como manipular?

Manipulação de Wave

Olá alunos! A manipulação de waves é a prática de controlar waves de minions (dai o nome "Controle de Wave"). Ao saber controlar as waves de minion, os jogadores podem criar múltiplos pontos de pressão em um mapa, zonear seus adversários e ajudar a criar oportunidades para um macro play estratégico. Existem três tipos principais de manipulação de ondas: freeze, push e slow push. É importante não só entender como e quando aplicar essas táticas, mas também por que elas funcionam. Compreender os conceitos básicos irá lhe permitir mais opções na sua manipulação de waves, mas também irá ajudá-lo a ver quando essas táticas estão sendo usadas contra você e o que fazer para detê-las.

Lane phase

Quando falamos em controle de wave na fase de rotas, pensamos no momento de encontro da sua wave com a wave inimiga, é aqui onde ocorre todo o efeito. Pensando nisso, você começará a ter que tomar algumas decisões, por exemplo na lane phase é possível manipular a wave de algumas maneiras:
Freeze

Controle de wave no LoL

É um meio termo, por que? Basicamente é uma situação onde tudo é possível de acontecer, desde uma troca de danos para ambos os lados de forma segura a uma brecha para um gank, também para ambos. Tudo isso devido a wave está exatamente no meio da lane congelada "freezada" como mostra a imagem. Portanto tente sempre manter algumas wards para evitar alguns ganks.

Wave recuada


Manipular a wave para ficar recuada é uma ótima escolhe quando o inimigo está lhe colocando bastante pressão, assim você terá um local seguro próximo para uma possível fuga.
Outro motivo para manipular a wave de forma recuada é para preparar para um gank futuro.
Quando você faz os minions se chocarem proximo a sua torre, você estará fazendo o laner inimigo farmar de maneira avançada e menos segura, criando varias possibilidades para obter um gank. Portanto nessa situação o seu jungle verá oportunidades e buscará tentativas de ganks, no qual poderá resultar em kills ou forçar um gasto de feitiços dos inimigos como Flash.

Mas como manipular a wave de forma recuada?
Para isso, você deve passar a farmar apenas com uso de Last hits (ultimo golpe) nos minions. Evite atacar. Mas tenha em mente, que com essa tecnica você será forçado a farmar embaixo da torre, e caso não tenha muita habilidade com farm sob torre, você perderá alguns minions. Portanto eu sugiro que leia essa outra postagem de como farmar sob torres: Clique aqui.

Wave avançada


Manipular a wave de forma avançada é para forçar um avanço na lane, pressionando o inimigo, fazendo com que farm embaixo da torre, e até perca alguns minions (se não souber farmar sob). Mas é muito arriscado, como falamos anteriormente, você ficará com brechas para tomar ganks. Mas também lhe possibilidade criar dive junto com o seu jungle ou mid laner.

MAS TENHA CUIDADO COM DIVES! Tenha certeza de que existem pelo menos 3 minions embaixo da torre para tankar até que alguém obtenha o agroo da torre. Sempre tente deixar o aliado mais tank possível ficar com o Agroo, portanto fique atento ao iniciar um ataque sob a torre.

Sempre posicione sentinelas na sua lane e na entrada da jungle para evitar possíveis ganks, não fique muito tempo com a lane avançada sem saber onde o jungler inimigo está.

All win
Controle de wave no LoL

All win é quando você arrisca o “tudo ou nada” e parte para o ataque contra o adversário de modo que a luta só termine com um campeão vivo!

Na lane phase é comum ter muita troca de dano, e qualquer dano extra pode ser essencial para garantir um abate. Por isso o ideal é realizar essas trocas com o oponente quando existir mais tropas aliadas por perto, pois quando se ataca o inimigo, os minions inimigos também te atacarão de volta (se você estiver dentro do range deles). Em um all win os minions podem potencializar o dano em você ou no oponente e isso pode ser um fator decisivo para definir quem ficará vivo no final.

Portanto não agressive  no 1x1 se seus minions estão no 3x8 contra os do seu oponente.
Se muitos minions inimigos estiverem te focando, uma boa opção é entrar em uma brush, para que eles mudem de alvo.

Durante a luta, sempre considere a possibilidade do inimigo usar um feitiço de invocador (curar, incendiar, barreira, flash, etc.).

Push


 É quando você empurra a sua wave de forma rápida, utilizando skills e ataques básicos. Geralmente o push é feito em duas situações:

Quando não tem ninguém na lane e você vai voltar para base, mate os minions inimigos, desta forma a torre inimiga matará os seus minions e você criará uma vantagem de ouro e experiência em cima do seu oponente.

Se o push for feito de forma rápida, logo que a wave aparecer na lane, será o tempo exato de voltar base, comprar alguns itens e voltar na lane a tempo de farmar a próxima wave.
Quando não tem ninguém na lane e você quer aproveitar esse tempo para dar aquele dano extra ou até mesmo levar a torre inimiga.

Temos também o caso do Splitpush que é quando o push acontece "geralmente" por um campeão AD (attack damage) que força uma lane (BOT ou TOP) enquanto o seu time distrai o time inimigo tentando fazer algum objetivo do outro lado do mapa em que o Splitpush esta ocorrendo.
Essa situação força o inimigo a fazer escolhas para defender os objetivos e geralmente abrem espaços para sua equipe avançar na partida. Um splitpush  sincronizado pode acarretar objetivos, mas para isso é necessário um campeão que tenha uma boa clear wave e que leve a torre rapidamente.

Slow Push


Controle de wave no LoL

Slow push é quando você quer que a sua wave de minions avance em relação a adversária de modo lento e acumulativo. Para que esse efeito aconteça é necessário matar parcialmente a wave inimiga, de modo a deixar a vantagem do push para seus minions.

Exemplo: Sua wave está lutando contra a do seu inimigo 6x6, se você matar 2 ou 3 minions inimigos certamente a sua wave irá matar a wave inimiga, mas como essa ação não é instantânea a wave vai se acumulando com o intuito de chegar na outra torre com um número maior que os 6 minions iniciais e causar um dano considerável sem a presença de um campeão.

O slow push é utilizado no lado oposto do objetivo alvejado pela equipe. Se, por exemplo, a sua equipe está alvejando o baron, antes de iniciar o baron mate alguns minions na bot lane (conforme explicado) e vá para o baron.

Assim o inimigo deverá tomar decisões que acarretarão penalidades:
Defender a torre de uma wave de 15 minions gerada por um slow push ou defender o baron para que a equipe inimiga não pegue o buff.

Sempre leve em consideração as características básicas dos minions:

  • Minion melee (minion de escudo): Tem mais vida que o caster.
  • Minion caster (minion de cajado): Tem mais dano que o melee.
  • Cannon (minion de motoca): Tem mais vida e dano que o caster e o melee.

Como uma última dica! Uma boa ferramenta de manipulação de wave é o item Portal de Zz'rot.
Ele serve para minimizar ou parar efeitos de slow push inimigo, iniciar efeitos de slow push aliado ou apenas avançar uma rota enquanto você não está por perto.
Indicado para "alguns" suportes, junglers e top laners, porém sempre analise se esse item será adequado para a sua situação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad